Logo UFJ
LabVir

Estudantes de Doutorado

Doutorado Acadêmico

O curso de doutorado tem duração média entre quatro e cinco anos. O estudante se dedica a uma pesquisa que deve apresentar novas descobertas sobre um determinado tema. O objetivo é que o profissional possa contribuir com o conhecimento acadêmico, apresentando um ponto de vista novo. O curso que oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado acadêmico, busca avanços reais no conhecimento. É voltado, sobretudo, para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.

O Prof. Dr. Marcos Lázaro Moreli é vinculado ao Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PGBB) vinculado a Universidade de Brasília (UNB) como co-orientador. A proposta do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade foi realizada por meio de uma associação em rede que foi preconizada como conseqüência da criação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. A Rede é composta por dez instituições entre públicas e privadas, representando todos os estados da região. A coordenação da rede cabe à Universidade de Brasília e além dos pesquisadores vinculados às instituições participantes, pesquisadores das unidades da Embrapa localizadas no Centro-Oeste poderão atuar como orientadores. Além da UFMS, compõem a rede: UFMT, Unemat, UCDB, UFGD, UFG, PUC-Goias, IFGoiano e UCB.

O Programa objetiva a formação de doutores para atuar nos mais variados campos de estudo da Biotecnologia e da Biodiversidade. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica com o foco na inovação, e na formação de recursos humanos de alto nível. Abaixo um pouco do trabalho de doutorado desenvolvido:

_______________________________________________________________________________________________

O aluno Vivaldo Gomes da Costa realiza atualmente o doutoramento no  PGBB, com pesquisas sobre o vírus Canine distemper virus, conhecido popularmente por causar a doença Cinomose em cães. Atualmente realiza pesquisas para obtenção de novos métodos de diagnóstico do vírus e antivirais para o tratamento da infecção. Até o momento já foi publicado um trabalho vinculado à sua tese de doutorado na Revista Plos One, sob título "Molecular and serological surveys of canine distemper virus: A meta-analysis of cross-sectional studies".

art vival cin